Videconferência (20231103)

Na reunião realizada ontem, 6ª feira dia 3-11-2023, para a qual foram convocados todos os associados e membros da APAA e para a qual tivemos muito orgulho em participar, o NOC- National Outreach Coordinator da IAU apresentou, um projeto do maior interesse para todos os astrónomos, amadores e profissionais do nosso país.

Dado o extremo interesse do projeto, faz sentido que todos vós tenham conhecimento do mesmo, dando-vos assim oportunidade antecipada de o virem a abraçar, tal como todos os participantes de ontem o fizeram.

A grande linha orientadora apresentada, segue uma direção que muita falta faz à comunidade de astrónomos portuguesa, a da organização e de gestão de recursos.

Dado que a grande maioria dos astrónomos amadores têm como princípio, realizar os seus trabalhos, de forma solitária, permitindo assim uma maior concentração na recolha minuciosa dos dados, sem interferência externa, para depois os tratarem e apresentarem ao público em geral ou em grupos mais ou menos restritos, não permite haver tempo/recursos disponíveis para outro tipo de trabalhos.

Mas é aqui que está o cerne da questão.

Quantos de nós já pensámos em participar mais ativamente em projetos de maior valor científico, em atividades de divulgação da astronomia nacionais ou internacionais, em momentos em que o nosso conhecimento é partilhado e utilizado para galvanizar crianças e adultos, nesta magnífica ciência que é a astronomia?

Para o fazermos temos de estar organizados e disponíveis.  

Este projeto, cuja face visível vai ser uma plataforma online, onde nos podemos registar com a informação do que somos enquanto astrónomos e do que temos para oferecer à comunidade de astronomia em Portugal de forma a contribuir, de forma organizada, para a evolução desta atividade.

Este site vai estar ligado a instituições nacionais e internacionais, e à comunidade científica e académica em geral, que procurem recursos para dar resposta às suas atividades.

Este levantamento sobre o estado da arte da astronomia em Portugal, vai ser fundamental para, em paralelo com o que está a ser feito por esse mundo fora (ver mais em www.iau.org/public/noc) reunirmos conhecimento e recursos que neste momento estão dispersos e desconhecidos.

Assim a APAA- Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores, junta-se com muito orgulho à SPA-Sociedade Portuguesa de Astronomia e ao NOC- National Outreach Coordinator da IAU, e recebe de braços abertos a representação de todos os astrónomos amadores nacionais e desafia todos os seus membros e associados a colaborarem ativamente neste projeto.

Mais novidades serão entretanto divulgadas.

Noites estreladas

A APAA